terça-feira, 20 de dezembro de 2011

APRENDA A FAZER PANETONE CASEIRO...


Aprenda a fazer uma receita de panetone com castanhas
A massa do panetone é feita em duas etapas: a primeira leva 200 gramas de farinha de trigo, e 15 gramas de fermento biológico instantâneo. Misture bem. Na batedeira, acrescente aos poucos 280 ml. de água gelada.
Ponha a massa em uma superfície polvilhada de farinha. Em seguida, misture 300 gramas de farinha de trigo, 100 gramas de açúcar, 100 gramas de manteiga, uma colher de chá de raspas de laranja, uma pitadinha de sal e quatro gemas. Bata por três minutos em velocidade baixa.
Essa segunda massa é uma massa um pouco mais firme do que a primeira. Agora misture as duas massas. A divisão da massa facilita a fermentação do pão. Bata por sete minutos.
“Essa massa ela tem que ficar transparente sem rasgar. Isto é o véu de glúten”, explica o chef Renato Lobato.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.

Unte a bancada com óleo e abra a massa. “Bancada untada, abri a massa, agora vamos colocar o recheio. São 150 gramas de castanha do Pará, 150 gramas de castanha de caju. Pode ser triturada, pode ser picada, pode ser farinha, tanto faz”. Espalhe bem e feche.
“O segredo para sovar esta massa e esticá-la e enrolar como se fosse um rocambole. Vou fazer isso mais ou menos quatro a cinco vezes. Depois que eu misturei todo o recheio na massa, eu vou dividir em duas partes iguais”.
Depois de divididas, é hora de bolear a massa. “É deixar ela redonda, lisinha. Segura ela por cima, e coloca na forma de panetone”.
A massa vai ficar na fôrma descansando por mais ou menos uma hora, mas os chefes de cozinha têm um truque para saber o ponto certo de levar ao forno. O chef Renato coloca um pedacinho da massa em um copo com água. Ele vai afundar. Quando levantar, estiver boiando, já é hora de levar o panetone para assar.
Deixe no forno por cerca de 50 minutos. Quanto estiver dourado, o seu panetone estará pronto.
Panetone Brasileiro

Ingredientes:

- 500 gr. de farinha de trigo
- 50 gr. de fermento de pão
- 100 gr. de manteiga
- 100 gr. de açúcar
- 4 gemas
- 1 pitada de sal
- 1 colher (de café) de raspas de laranja
- 150 gr de castanha do Pará
- 150 gr de castanha de caju
- água (quantidade suficiente p/ atingir ponto de glúten)

Modo de preparo:Misture 500 gramas de farinha de trigo, o fermento, um pouco de água e faça a esponja. Deixe descansar por 10 minutos. Junte os ingredientes: o restante da farinha, a manteiga, o açúcar, as gemas, o sal, as raspas de laranja. Fica uma massa bem macia. Deixe descansar por 20 minutos, coberta por um pano. Misture a castanha de caju e castanha do Pará. Divida a massa em dois pedaços iguais. Embole-os e deixe sobre superfície enfarinhada. Torne a embolá-los e coloque nas formas de panetone. Deixe crescer até faltar um dedo para encher a forma. Pegue uma lâmina, faça cortes nos panetones, puxe as suas abas para fora da forma. Leve para assar por 40 a 50 minutos, mais ou menos, em forno a 180ºC.

Dica:Embale os panetones depois de cinco horas de assados. Para fazer o chocotone, troque as castanhas, por 200 gramas de gotas de chocolate. As gotas de chocolate devem estar geladas para que não derretam na hora do manuseio.
PARA VER O VÍDEO DE COMO FAZER ESTE DELICIOSO PANETONE; É SÓ ACESSAR AQUI:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/12/aprenda-fazer-o-panetone-brasileiro.html

DOÇURAS DE NATAL...


Biscoito pode servir como presente e enfeite
Anjinho, Papai Noel, guirlanda, pinheirinho... Na casa da professora Maria Inês Machado, os biscoitos de Natal são uma tradição de família. “A minha mãe me contava que antigamente decorava os pinheirinhos e na hora de guardar o pinheiro a família comia”.
Hoje, ela é a responsável por fazer estas gostosuras e nos ensina a receita.
Em uma bacia, coloque a margarina e em seguida o açúcar. Misture bem, mas sem bater muito. “Vamos colocar o mel agora, que são 750 gramas. É esse aqui é o ingrediente principal, o pão de mel tradicional pão de mel. Acrescentamos agora quatro ovos inteiros, não precisa bater muito é só o tempo deles misturarem bem, suavemente”.
Acrescente cravo e canela em pó. Aos poucos adicione a farinha de trigo. Dissolva o bicarbonato de sódio na água e junte aos demais ingredientes. Depois de misturar com a colher, use as mãos para deixar a massa homogênea. “Ela tem que ser fininha, sente com a mão. Passa a mão em cima, as bolachas têm que ficar fininhas”.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
As forminhas recortam a massa. Em uma forma untada, coloque para assar por 15 minutos. Essa receita pode render de 150 a 180 bolachas. “Depois de frias nós vamos limpar, tirar o excesso de farinha dos dois lados, que aí eles estão prontos para decorar”.
A decoração das bolachas fica por conta da habilidade e imaginação de cada um. A dica para quem vai fazer a receita pela primeira vez é começar pelos modelos mais simples.
Para fazer o glacê, misture na batedeira: clara de ovo, vinagre branco e açúcar confeiteiro. Por último vai o corante em gel e aí começa o trabalho de artista.

O biscoito de mel, além de saboroso e prático, vira presente de Natal, decoração do pinheirinho e também pode enfeitar a mesa da ceia.
Biscoitos de Natal
Ingredientes:
- 2 ½ kg de farinha de trigo
- 1 ½ colher (sopa) de cravo e canela em pó
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio dissolvido em ½ copo de água
- 4 ovos inteiros
- 250 gr. de margarina
- 750 gr. de açúcar
- 750 gr. de mel

Modo de Preparo:
Em uma bacia, coloque a margarina e em seguida o açúcar. Misture bem, mas sem bater muito. Coloque os 750 gramas de mel. Acrescente os quatro ovos inteiros. Não é necessário bater muito, apenas misture suavemente.
Em seguida, acrescente o cravo e a canela em pó. Aos poucos adicione a farinha de trigo. Na metade do processo, mexa o bicarbonato de sódio na água e coloque na bacia junto com os demais ingredientes.
Com as mãos, deixe a massa homogênea. Use forminhas de diferentes formatos para cortar a massa. Em uma forma untada, coloque para assar por 10 a 15 minutos.
Para fazer o glacê, você vai precisar de duas claras de ovo e duas colheres de sopa de vinagre branco. Ele tem a função de secante, não dá cheiro e nem gosto. Além de 500 gramas de açúcar de confeiteiro.
Em uma batedeira misture tudo e em poucos minutos o glacê está pronto. O creme pode ser usado de diversas cores, basta pingar algumas gotas de corante gel.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

DECORAÇÃO NATALINA DESTE ANO EM BUENOS AIRES...

                                                     GALERIAS PACÍFICO.
                                      AQUI A DECORAÇÃO É FASCINANTE.



                                            FACHADA SHOPPING ABASTO.

                               DECORAÇÃO NATALINA NA RUA FLORIDA.





sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

RECEITA DE NATAL....



Galloup

Ingredientes

Para a fermentação:
4 tabletes de fermento biológico (60g) 
3 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno (200ml) 
2 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240g) 


Para a massa: 
150g de manteiga amolecida
½ xícara (chá) de açúcar
4 gemas
1 ovo
3 colheres (sopa) de mel
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de raspas de limão
½ colher (sopa) de raspas de laranja
2 colheres (sopa) de rum
1 colher (chá) de canela em pó
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480g) 
2 xícaras (chá) de Dessert Gotas para Confeitaria (300g) 
½ xícara (chá) de nozes picadas (50g) 
1 xícara (chá) de uvas passas pretas (120g) 

Para decorar: 
400g de Dessert Cobertura para Derreter Meio Amargo 
papel manteiga
Preparo
1 hora e 45 minutos
Rendimento
4 galloups de 500g
1 Fermentação: numa tigela grande coloque o fermento e o açúcar e misture até dissolver, junte o leite, os ovos, a farinha e mexa bem. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 30 minutos. 

2 Massa: coloque na batedeira a manteiga, o açúcar, as gemas, o ovo, o mel, o óleo, as raspas, o rum e a canela. Bata até obter um creme. Junte este creme à massa crescida e adicione, aos poucos, a farinha de trigo. Sove a massa até ficar macia e homogênea. Cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume. 

Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e espalhe as Gotas Dessert, as nozes e as passas. Enrole e divida em 4 partes iguais. Coloque as em fôrmas redondas descartáveis (18cm de diâmetro) e deixe descansar por 30 minutos.

Leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e recorte as laterais das fôrmas.

5 Decoração: recorte tiras de papel manteiga ideais para dar a volta na galloup. Pique a Cobertura Dessert e leve ao banho maria ou microondas, por 3 minutos, na potência média, mexendo até derreter completamente. Em seguida, espalhe a cobertura sobre as tiras de papel manteiga, espere secar um pouco e coloque em volta de cada galloup. Leve à geladeira para terminar de secar e retire as tiras de papel manteiga.

Dicas


Para que a Galloup fique macia e úmida, durante o trabalho com a massa, utilize no máximo ½ xícara (chá) de farinha de trigo. 

Querendo caprichar ainda mais na decoração, faça arabescos com Cobertura Dessert Meio Amargo e Cobertura de Chocolate Branco.
 

JOGO AMERICANO

Posted by Picasa

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ENFEITE PARA FAZER AINDA NESTE NATAL...



Jolly Holly Snowman Ornament
2006 Publications International, Ltda.
Cabeça de boneco de neve decorativa 

Enfeite de boneco de neve
Quando este rapaz estiver pendurado, vai trazer calor e alegria durante os longos dias de inverno.
Você irá precisar de:
  • um enchimento de peso leve com 30x30 cm;
  • tesoura;
  • uma bola de isopor de 10 cm;
  • agulha para bordado;
  • linha de costura preta;
  • lápis;
  • fita preta com 30 cm, 10 cm de largura;
  • pistola de cola quente, cola em bastão;
  • chapéu de feltro de 7,5 cm;
  • faca artesanal;
  • papel transparente;
  • pedaço de feltro laranja de 7,5x7,5 cm;
  • linha laranja, agulha;
  • 2 olhos pretos de boneco, 6mm cada;
  • blush em pó;
  • cotonete;
  • musgo espanhol;
  • galho de azevinho de seda com 7,5 cm;
  • pedaço de tecido em morim azul.
Para fazer um enfeite de boneco de neve.
  1. corte um forro circular para cobrir quase totalmente a bola de isopor - deixe um pouco descoberto no topo da bola. Guarde os pedaços do forro. Corte 45 cm de linha; puxe um filamento. Faça uma costura com a fibra de algodão e alinhave ao redor da borda no forro circular para uní-los. Coloque a bola de isopor no centro do forro e puxe a linha. Assim o forro irá cobrir a bola. Dê um nó;

    Jolly Holly Snowman Ornament
    2006 Publications International, Ltda. 
    Puxe o fio para o forro cobrir a bola 
  2. use a extremidade do lápis para fazer um pequeno buraco no topo da bola de isopor. Dobre a fita preta pela metade e prenda as extremidades com um nó para fazer um laço. Aplique cola quente no nó da fita dentro do buraco da bola de isopor. Segure até que a cola seque;
    Jolly Holly Snowman Ornament
    2006 Publications International, Ltda.
    Use a pistola de cola para unir a fita à bola
  3. recheie o chapéu com pedaços de forro. Use uma faca para cortar uma pequena fenda no topo do chapéu, em seguida insira a fita fazendo um laço começando da base ao topo do chapéu. Cole o chapéu no topo da bola de isopor;

    Jolly Holly Snowman Ornament
    2006 Publications International, Ltda.
    Transpasse a fita fazendo um laço através do chapéu
  4. Baixe modelos de nariz de bonecos de neve (em inglês) aqui. Marque o modelo de nariz no feltro laranja. Recorte, e costure as bordas iguais. Costure a margem dobrada e volte o nariz para o lado direito. Recheie o nariz com pedaços de forro. Aplique cola quente no nariz em direção à face. Verifique para que a costura da face esteja virada para baixo;
  5. com a faca, no local onde os olhos ficarão, faça pequenas fendas na face. Insira os olhos na bola de isopor;
  6. usando 6 linhas, costure um sorriso na face, dando um nó em cada extremidade do sorriso. Use um cotonete e o blush em pó para fazer as bochechas;
    Jolly Holly Snowman Ornament
    2006 Publications International, Ltda. 
    Costure um sorriso usando o fio de algodão preto
  7. cole o musgo espanhol e o azevinho no chapéu. Teça uma tira de 6x 45 cm do morim azul e teça um laço com tranças de 5 cm. Corte as extremidades do laço na diagonal e cole na base da cabeça do boneco de neve.
ESTA IDEIA FOI RETIRADA DAQUI:http://casa.hsw.uol.com.br

http://www.ticker.7910.org

Maukie - the virtual cat

http://www.holidaywithmatthewmead.com

WWW.CARTÕES.COM




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com