terça-feira, 20 de dezembro de 2011

APRENDA A FAZER PANETONE CASEIRO...


Aprenda a fazer uma receita de panetone com castanhas
A massa do panetone é feita em duas etapas: a primeira leva 200 gramas de farinha de trigo, e 15 gramas de fermento biológico instantâneo. Misture bem. Na batedeira, acrescente aos poucos 280 ml. de água gelada.
Ponha a massa em uma superfície polvilhada de farinha. Em seguida, misture 300 gramas de farinha de trigo, 100 gramas de açúcar, 100 gramas de manteiga, uma colher de chá de raspas de laranja, uma pitadinha de sal e quatro gemas. Bata por três minutos em velocidade baixa.
Essa segunda massa é uma massa um pouco mais firme do que a primeira. Agora misture as duas massas. A divisão da massa facilita a fermentação do pão. Bata por sete minutos.
“Essa massa ela tem que ficar transparente sem rasgar. Isto é o véu de glúten”, explica o chef Renato Lobato.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.

Unte a bancada com óleo e abra a massa. “Bancada untada, abri a massa, agora vamos colocar o recheio. São 150 gramas de castanha do Pará, 150 gramas de castanha de caju. Pode ser triturada, pode ser picada, pode ser farinha, tanto faz”. Espalhe bem e feche.
“O segredo para sovar esta massa e esticá-la e enrolar como se fosse um rocambole. Vou fazer isso mais ou menos quatro a cinco vezes. Depois que eu misturei todo o recheio na massa, eu vou dividir em duas partes iguais”.
Depois de divididas, é hora de bolear a massa. “É deixar ela redonda, lisinha. Segura ela por cima, e coloca na forma de panetone”.
A massa vai ficar na fôrma descansando por mais ou menos uma hora, mas os chefes de cozinha têm um truque para saber o ponto certo de levar ao forno. O chef Renato coloca um pedacinho da massa em um copo com água. Ele vai afundar. Quando levantar, estiver boiando, já é hora de levar o panetone para assar.
Deixe no forno por cerca de 50 minutos. Quanto estiver dourado, o seu panetone estará pronto.
Panetone Brasileiro

Ingredientes:

- 500 gr. de farinha de trigo
- 50 gr. de fermento de pão
- 100 gr. de manteiga
- 100 gr. de açúcar
- 4 gemas
- 1 pitada de sal
- 1 colher (de café) de raspas de laranja
- 150 gr de castanha do Pará
- 150 gr de castanha de caju
- água (quantidade suficiente p/ atingir ponto de glúten)

Modo de preparo:Misture 500 gramas de farinha de trigo, o fermento, um pouco de água e faça a esponja. Deixe descansar por 10 minutos. Junte os ingredientes: o restante da farinha, a manteiga, o açúcar, as gemas, o sal, as raspas de laranja. Fica uma massa bem macia. Deixe descansar por 20 minutos, coberta por um pano. Misture a castanha de caju e castanha do Pará. Divida a massa em dois pedaços iguais. Embole-os e deixe sobre superfície enfarinhada. Torne a embolá-los e coloque nas formas de panetone. Deixe crescer até faltar um dedo para encher a forma. Pegue uma lâmina, faça cortes nos panetones, puxe as suas abas para fora da forma. Leve para assar por 40 a 50 minutos, mais ou menos, em forno a 180ºC.

Dica:Embale os panetones depois de cinco horas de assados. Para fazer o chocotone, troque as castanhas, por 200 gramas de gotas de chocolate. As gotas de chocolate devem estar geladas para que não derretam na hora do manuseio.
PARA VER O VÍDEO DE COMO FAZER ESTE DELICIOSO PANETONE; É SÓ ACESSAR AQUI:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/12/aprenda-fazer-o-panetone-brasileiro.html

Um comentário:

Izabel Biali disse...

Que delícia deve ficar este panetone.
Muitoi legal seu Blog.
Aproveito para desejar a você e sua família um Feliz Natal, e um Ano Novo com muitas realizações.
Beijo
Izabel

http://www.ticker.7910.org

Maukie - the virtual cat

http://www.holidaywithmatthewmead.com

WWW.CARTÕES.COM




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com